REFORMA POLÍTICA NO BRASIL - Tudo como dantes no quartel de Abrantes

Política: financiamento empresarial prejudica sociedade


Aprovada em primeiro turno pela Câmara nesta semana, a proposta de emenda à Constituição que permite o financiamento empresarial de campanha tende a aprofundar a falta de legitimidade com que os políticos e instituições são vistos pela população brasileira. A análise é do cientista político Aldo Fornazieri, da FESPSP, que endossa o coro dos especialistas que apontam o fornecimento de dinheiro vindo de empresas como uma das principais causas da corrupção.

A proposta determina ainda que os limites máximos de arrecadação e gastos para cada cargo eletivo serão definidos em lei a ser aprovada pelo Congresso Nacional. A aprovação da emenda recebeu 330 votos a favor, 141, contra e 1 abstenção. Esta é a primeira matéria da reforma política aprovada pela Câmara.

A aprovação aconteceu após manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o apoio de partidos da oposição, como o PSDB. O que mudou foi que, no novo texto, empresas privadas podem doar somente para partidos e não mais para políticos.

E o povo?...O povo que se dane!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação