A humanidade estaria provocando a sexta extinção em massa?


Os processos de extinção em massa da Terra sempre ocorreram por “causas naturais”, de acordo com a maior parte das teorias. Até então, já ocorreram cinco delas e uma sexta estaria em andamento, com uma peculiaridade: nós, humanos, seríamos os culpados. O assunto foi tema de uma edição especial da revista Science em que se tentou avaliar o ritmo da extinção de espécies no planeta.

De acordo com as teorias mais aceitas, em episódios de extinção em massa, até 96% das espécies de seres vivos do mundo são varridas do globo. A última delas ocorreu com os dinossauros, exterminados há 65 milhões, quando um meteoro gigante teria caído na atual da Península de Yucatán, no México.

Agora, a chamada extinção do Antropoceno, tem liquidado pelo menos 322 espécies de vertebrados nos últimos 500 anos. De todas as espécies animais atuais – estimadas entre 5 milhões e 9 milhões –, o mundo perde anualmente entre 11 mil e 58 mil espécies. Em especial tem ocorrido uma redução entre os invertebrados, como os insetos, que são responsáveis por funções elementares do meio ambiente e manutenção de ecossistemas.

O estudo ainda apontou que enquanto estes frágeis animais somem, a população do planeta praticamente dobrou. Com mais gente, há mais cidades, mais poluição, destruição das matas, sem falar da falta de políticas públicas e uma economia comprometida com a preservação do meio ambiente e das outras espécies que habitam a Terra.Evolution News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação