Cientistas descobrem remédio que pode nos deixar você mais inteligentes


Um remédio originalmente produzido para tratamento da narcolepsia, um distúrbio do sono, agora é estudado como um "impulsionador" do cérebro, que poderia aumentar funções importantes relacionadas ao planejamento, tomada de decisões, flexibilidade, aprendizagem e memória e criatividade.

Em 1998, o fármaco modafinil foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, para o tratamento de uma condição do cérebro que torna irregular o ciclo de sono-vigília em que pessoas que sofrem bruscos "ataques de sono", ou seja, dormem repentinamente em lugares e momentos inapropriados.

Agora, uma equipe de pesquisadores descobriu que o modafinil, de fato, aumenta uma série de atividades importantes no cérebro, de acordo com um artigo publicado na revista European Neuropsychopharmacology. Esta constatação, entretanto, não garante que o seu médico irá prescrever essa droga para ajudá-lo a passar em uma prova de concurso público.

Os cientistas ainda não têm certeza exatamente como funciona o modafinil, mas, entre outros resultados, essa substância eleva os níveis de serotonina (que afeta o humor) e glutamato (o que ajuda a estimular as células do cérebro). Além disso, a droga apresentou poucos efeitos colaterais, tornando-se um forte candidato a uma verdadeira "pílula inteligente".

Os pesquisadores foram rápidos em apontar que esses resultados não significam que o modafinil está aprovado como algo que vai dar um up grade no seu cérebro - decisão que cabe ao FDA. Mas suas conclusões podem incentivar o fabricante a aplicar a prescrição do medicamento para este uso. Também seria necessário criar algumas "considerações éticas" para explorar esse tipo de pesquisa futuramente. Pop Science, Universidade de Oxford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação