Desemprego no Brasil sobe a 8,3% no 2º trimestre


A taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,3% no segundo trimestre deste ano, maior patamar da série histórica iniciada em 2012, com forte crescimento da população em busca de uma colocação diante do cenário de economia em contração e inflação elevada.

No trimestre encerrado em junho, a população desocupada (8,4 milhões de pessoas) cresceu 5,3% frente ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com igual período de 2014, o salto foi de 23,5%, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua divulgada nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nos três meses até maio, a taxa de desemprego tinha ficado em 8,1%. No primeiro trimestre do ano, ela foi de 7,9%.A renda média real habitual recuou 0,5% no segundo trimestre na comparação com um ano antes, a R$ 1.882.

Os resultados reforçam a deterioração do mercado de trabalho observada desde o início do ano, num ambiente de profunda fraqueza econômica e baixa confiança. Aos fatores econômicos, soma-se a grave crise política, que vem gerado insegurança entre consumidores e empresas.

Dados divulgados na semana passada já vinham apontando que a trajetória do mercado de trabalho não deve melhorar tão cedo.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação