NA CIDADE UNIVERSITÁRIA II -Hospital Bettina abre portas para show musical


O projeto "A Música como Instrumento de Ação Social" oferece nesta quarta-feira, 19, às 10h, no Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), show de voz e violão com Daniel Sant'ana e de ukelele (instrumento musical de quatro cordas) com Nathália Lobato. Ambos são alunos de licenciatura plena em música da UFPA e apresentam repertório regional e de música popular brasileira. A ação permite a inserção da música no espaço hospitalar, propiciando bem-estar aos pacientes, aos familiares e à equipe multiprofissional, contribuindo para melhorias e qualidade de vida do público-alvo.

“A música é tida como estratégia de humanização, busca melhorar a vivência estressante no ambiente hospitalar e o quadro clínico do paciente. Nossa proposta é oferecer a música como instrumento que ajude na qualidade de vida dos pacientes, em especial os que estão nas salas de espera por uma consulta, exame e outros procedimentos. A perspectiva é reunir a equipe multidisciplinar e estudantes para fazer a prestação de serviço aos pacientes. A música alivia esse momento de espera e melhora a saúde do servidor e do paciente resultando também na melhoria dessa relação”, afirma a professora-doutora Maria Cristina Cardoso, da equipe de coordenação do projeto.

“Achei lindo. É a primeira vez que vejo arte e cultura em um hospital. Dá vontade de aprender, gostei muito, fiquei fascinada! Uma ação dessas é importante porque melhora nossa tristeza que existe por vários problemas que passamos, pois a música traz vida, saúde e alegria”, diz a paciente Maria Salete Pombo que tem 52 anos e mora no município de Gurupá, oeste paraense.

A ação acontece desde junho deste ano e é vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). A Fundação Curro Velho, o Grupo de Performance de Teatro “UFPA em Cena", o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) e a Nova Acrópole são alguns parceiros do projeto. A iniciativa conta também com apresentação de estudantes da Escola de Graduação de Música da UFPA, que tocam diversos instrumentos.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes - Ascom/HUBFS/UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação