MAL DE PARKINSON - Fato curioso

ELE TEM UM CHEIRO, E UMA MULHER O RECONHECE


Pesquisadores tentam confirmar que é possível diagnosticar o Mal de Parkinson a partir de odores corporais, com base no depoimento de uma escocesa dotada de um “supernariz”. Ela afirma ter sentido um odor característico exalado pelo corpo de seu marido, bem antes de ele ter manifestado clinicamente essa moléstia degenerativa.

Joy Milne, hoje com 65 anos de idade, explicou para a mídia britânica ter notado uma mudança no cheiro do seu marido Les vários anos antes que ele desenvolvesse os sintomas da doença. “Seu cheiro mudou sutilmente 5 ou 6 anos antes da sua morte, é difícil descrever. Era um cheiro almiscarado (¹). Mas como ele trabalhava como anestesista e podia fazer calor no prédio do centro cirúrgico, eu pensei que ele estava transpirando mais”, disse ela à BBC.


Joy Milne tomou conhecimento da especificidade desse cheiro ao senti-lo em outros pacientes encontrados através da Fundação Parkinson UK. “Sempre tive um bom olfato. Eu não sabia que aquele odor não tinha sido identificado antes”, ela acrescentou.LE FIGARO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação