Blog da Helena: Quem 'pariu' Cunha na Câmara que o embale


Depois de uma intensa e prolongada lua de mel com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a atual oposição federal quer jogar no colo do PT a culpa por ele estar no cargo mesmo após denunciado pelo Ministério Público Federal e de ter admitido ser o dono do dinheiro não declarado em contas na Suíça.

Mesmo com a mídia oposicionista dando suporte a esta deturpação grotesca da realidade, as lideranças do PT deveriam se comunicar melhor na hora em que fossem questionadas. Afinal, existem os fatos irrefutáveis.

O primeiro fato é que Eduardo Cunha não teve nenhum voto do PT para a presidência da Câmara, pois os petistas tiveram outro candidato, Arlindo Chinaglia, com 136 votos. A própria mídia registrou em manchetes na época da eleição "Cunha vence PT", "Dilma sofre derrota" etc.

Cunha teve apoio publicamente declarado de seu partido, o PMDB, e de outras 13 legendas, sendo duas de oposição, o DEM e o SD. A soma dessas bancadas daria 218 votos. Cunha teve mais, atingindo 267 votos.

É óbvio que se o PT não teve votos para eleger Chinaglia, sozinho é que não terá votos para tirá-lo, e muito menos terá influência política para convencê-lo a sair por conta própria. Cunha é filiado ao PMDB e seu partido é o primeiro com cacife para influenciar suas decisões políticas. Depois vêm os outros entre os 267 deputados que o elegeram.

Também contribuiu para a eleição de Cunha os grandes veículos de comunicação ao esconder e minimizar escândalos do passado e do presente em que o nome dele apareceu. Um colunista relatou encontro privado de Cunha com um dos donos da TV Globo João Roberto Marinho, em setembro do ano passado, para "fumar o cachimbo da paz". Cunha teve uma cobertura sempre favorável do jornalismo da Globo e de outros veículos para não atrapalhar sua chegada à presidência da Câmara.Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação