Por que Francisco escolheu ser um papa modesto?


O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio é o papa número 226 da história. Na sacada da Basílica de São Pedro, enquanto era ungido como o Papa Francisco, ele afirmou que se considerava “um simples representante de Deus na terra”, o que ele perpetuou para além de suas palavras com verdadeira humildade.

Bergoglio deixou seu estilo registrado, desde o momento em que escolheu o nome Francisco, que muitos atribuem a uma homenagem íntima a São Francisco de Assis, conhecido como o santo dos pobres, exatamente por levar uma vida religiosa simples e modesta.

Antes, quando ainda vivia em Buenos Aires, a capital argentina, onde nasceu, ele costumava se locomover de metrô e ônibus e recusava exposições muito grandes, como a midiática. Quando foi ungido como cardeal pelo Papa João Paulo II, em 21 de fevereiro de 2001, Bergoglio quebrou todos os protocolos ao pedir que remodelassem as vestimentas de seu antecessor em vez de comprar um traje novo, como é de costume nessas ocasiões.

Será que Bergoglio é assim porque cresceu em um lar humilde, filho de um pai ferroviário e uma mãe dona de casa, ambos imigrantes italianos, que, desde sempre, fizeram de sua vida um culto à simplicidade e à generosidade?lavozlibre.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação