NA CIDADE UNIVERSITÁRIA V


Treinamento de cuidadores começa hoje no Ceamazon/UFPA

Mudou o local de realização do treinamento de cuidadores e profissionais de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que acontece a partir desta segunda-feira, 23, até quarta, 25, das 14h às 18h. Passou para o auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é realizado pela Classe Hospitalar do Hospital Bettina Ferro/UFPA e será ministrado pela psicóloga e professora da Universidade de Múrcia, na Espanha, a doutora Concepcíon López Soler. Os temas que vão nortear a programação são treinamento do programa de intervenção com pais de crianças com TDAH e comorbidades, e apresentação de trabalho sobre TDAH, autismo e paralisia cerebral.

Estudo - Entre os trabalhos científicos que serão discutidos no evento está o da psicopedagoga da Classe Hospitalar, Edimeire Tavernard, recentemente diplomada como mestra pela UFPA, após defender a dissertação “Estresse e metas de socialização de pais de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”.

Segundo Edimeire Tavernard, a pesquisa foi realizada no Bettina e em duas escolas públicas: uma do município de Belém e a outra do Estado do Pará. O objetivo era investigar a presença de estresse e as metas de socialização de pais de crianças com e sem TDAH, resultando em dois estudos.

“No primeiro, foi avaliada a presença de estresse em pais de crianças com e sem TDAH e verificado se havia correlação desses níveis com os comprometimentos atencionais e padrões de hiperatividade/impulsividade dos filhos. No segundo estudo, a investigação se concentrou nas metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH”, explica a mestra.

Constatação - Ela destaca que, ao contrário do que se encontra atualmente na literatura relacionada ao assunto, “constatou-se que os resultados do primeiro estudo apontaram que o nível de estresse dos pais de crianças sem TDAH foi maior se comparado ao dos pais de crianças com TDAH. Os do segundo estudo demonstraram que os pais de ambos os grupos têm suas principais metas relacionadas ao autoaperfeiçoamento, diferenciando-se quanto às estratégias de ações usadas para alcançar as metas”.

A psicopedagoga afirma que, embora a pesquisa revele um grau menor de estresse entre os pais das crianças com TDAH, há necessidade de se fazer uma intervenção psicológica junto a esses pais, por apresentarem estresse elevado. Por esse motivo, diz Edimere, é organizado esse treinamento para possibilitar outros trabalhos com esses pais.

Endereço- O Ceamazon fica no Campus IV da UFPA, rua Augusto Corrêa, nº 1, bairro Guamá, com acesso também pela avenida Perimetral, portão IV da UFPA, Terra Firme.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom/HUBFS/UFPA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação