CORONAVÍRUS EUA

EUA criam consórcio para uso de supercomputadores no combate a coronavírus


Arlington (United States), 12/03/2020.- A handout illustration made available by the Centers for Disease Control and Prevention (CDC), shows 'ultrastructural morphology' of the coronaviruses, issued 15 March 2020. The novel coronavirus, named Severe Acute Respiratory Syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) was identified as the cause of an outbreak of respiratory illness first detected in Wuhan, China, in 2019. The illness caused by this virus has been named coronavirus disease 2019 (COVID-19). (Estados Unidos, Roma) EFE/EPA/CDC HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira a criação de um consórcio de instituições acadêmicas, empresas privadas e agências federais que emprestarão seus supercomputadores para o processamento de um "número de cálculos massivos" relacionados com a luta contra o coronavírus.

A Casa Branca informou em comunicado o lançamento do Consórcio de Computação de Alto Desempenho Covid-19 para proporcionar aos pesquisadores da doença "acesso mundial a um dos recursos computacionais mais poderosos do mundo, o que pode acelerar significativamente a luta para conter o vírus".

O governo americano disse que os supercomputadores permitirão o processamento de "uma quantidade maciça de cálculos relacionados a bioinformática, epidemiologia e modelagem molecular, ajudando assim os cientistas a desenvolver as respostas às complicadas perguntas da Covid-19 em horas ou dias, em vez de semanas ou meses".

Entre as empresas que colaboram com o projeto estão IBM, Amazon, Hewlett Packard, Google e Microsoft, além de instituições como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Instituto Politécnico Rensselaer e os laboratórios do Departamento de Energia dos EUA, da Fundação Nacional da Ciência e da Nasa (agência espacial americana).

"Os EUA estão se unindo para lutar contra a Covid-19, e isso significa liberar todo o poder dos nossos supercomputadores de classe mundial para avançar rapidamente na pesquisa científica para encontrar tratamentos e uma vacina", disse o chefe de tecnologia da Casa Branca, Michael Kratsios, no comunicado.

Para lançar este projeto, o governo dos EUA criou um portal onde especialistas podem apresentar iniciativas de pesquisa ao consórcio. Essas propostas serão analisadas por um painel de cientistas e pesquisadores de tecnologia que avaliarão os benefícios para a saúde pública de cada projeto apresentado e decidirão onde concentrar os esforços. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação