Gerando Conhecimento Cientifico.

: :Projeto estuda Reservas de Biosferas da Amazônia

A Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável, sediada na Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou os trabalhos para o Projeto “Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Rural Sustentável nas Reservas de Biosferas da Amazônia”. O Projeto tem previsão de duração pelos próximos 5 anos.



Segundo o coordenador da Cátedra, o professor Luis Aragón, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, o Projeto foi elaborado para criar uma sinergia maior entre as Reservas de Biosferas da Amazônia, de tal forma que elas possam evoluir conjuntamente. A integração entre pesquisadores da América do Sul é justamente um dos objetivos da Cátedra da UNESCO.



Luis Aragón explica que o Projeto será dividido em três etapas. Em um primeiro momento, os pesquisadores irão fazer um levantamento de informações já existentes sobre as biosferas da região amazônica, não só no Brasil, mas também em toda a Amazônia Sul-Americana. “Na Amazônia brasileira, existe somente uma, no Parque Nacional do Jaú, na Amazônia Central. Existem duas na Bolívia, três no Equador, duas na Colômbia, duas na Venezuela, e essa aqui. São dez”, conta o pesquisador.



Após um ano desenvolvendo esse levantamento de dados, a segunda etapa do Projeto será identificar, em cada reserva, as práticas existentes sobre conservação da biodiversidade, e propor, em cada localidade, um projeto piloto que possa contribuir para potencializar tais práticas. Na terceira e última etapa, eles irão identificar as ações acerca do desenvolvimento rural, e propor, para cada reserva, um projeto piloto para o desenvolvimento rural sustentável.




UFPA - Esse tipo de ação faz parte dos objetivos da Cátedra da UNESCO na UFPA, e, nos seus quatro anos de existência, esse é o maior projeto a ser desenvolvido pela unidade. Por isso, em uma reunião no último dia 12, o professor Luis Aragon; o professor honoris causa da UFPA, Miguel Clüssner-Godt, da UNESCO; e Francisco Canto, do MMARM, expuseram o Projeto para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, que declarou seu apoio à iniciativa.



O Projeto está sendo desenvolvido com recursos do Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho da Espanha (MARM), que foram conseguidos pela ligação cultural existente entre a Espanha e os outros países envolvidos no Projeto, como Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela.



Leia também: UFPA sedia única Cátedra Unesco da Amazônia




Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação