Valorizando o que é nosso......

:Beira do Rio – Eleito pela Andifes o melhor jornal institucional de 2009

O Beira do Rio, jornal institucional da UFPA, acaba de receber o Prêmio “Destaque Andifes de Jornalismo das Instituições Federais de Ensino Superior” como o melhor jornal institucional das Ifes do Brasil. A premiação é concedida, anualmente, pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reconhece os melhores periódicos produzidos pelas assessorias de comunicação das instituições nacionais. Os vencedores foram a Universidade Federal do Pará (UFPA) – 1º lugar, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 2º lugar, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 3º lugar.



O Prêmio Destaque Andifes foi instituído em 2005 e seu objetivo é valorizar e estimular a publicação de jornais institucionais, bem como reconhecer o trabalho das assessorias de comunicação. Cada instituição participante inscreveu três edições publicadas no período de 1/8/2008 a 31/7/2009. Os critérios avaliados foram a relevância dos temas abordados nas matérias, a preocupação com a comunidade acadêmica, o relacionamento com a sociedade, a diagramação, entre outros critérios considerados no julgamento de periódicos.



No caso do Beira do Rio, foram enviadas as edições de novembro de 2008, março de 2009 e junho/julho de 2009. Mudanças climáticas na Amazônia, sustentabilidade na construção civil, peixes elétricos como indicadores de poluição nos rios locais, violência doméstica, aumento do trabalho informal em Belém estão entre as temáticas abordadas pelas reportagens presentes nas edições escolhidas.



“Gostaria de parabenizar a todos aqueles que fizeram e os que fazem parte dessa história. O Prêmio vem reconhecer o esforço da Ascom UFPA em contribuir para a divulgação científica na região, para a formação de especialistas em jornalismo científico e para a consolidação da UFPA como a maior universidade da Amazônia”, ressalta Rosyane Rodrigues, editora-chefe do Jornal.



Para a revisora do Jornal, Júlia Lopes, o Prêmio reflete o compromisso do Beira do Rio com sua missão de divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. “Divulgar o nome da Instituição dessa forma enche nosso grupo de orgulho”.



A coordenadora da Ascom, Ana Carolina Pimenta, e a editoria-chefe do Jornal Beira do Rio receberão a premiação em Brasília, em nome de todos os profissionais e estagiários que ajudam a produzir o Beira do Rio. Os troféus serão entregues às Ifes em cerimônia, durante reunião do Conselho Pleno da Andifes na próxima quarta-feira, 14 de abril.

Texto:Ana Carolina Pimenta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação