Na Academia.

:Parque de Tecnologia do Guamá ganha seu terceiro laboratório

Nesta quinta-feira, 1º de julho, o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá), sediado na Universidade Federal do Pará, em Belém, ganhou seu terceiro laboratório. Depois do início das atividades do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON) e do Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética, é a vez do Laboratório de Monitoramento Global das Florestas Tropicais por Satélite, parte integrante do Centro Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), começar a operar.



Reunindo as ações de diversos projetos, o Programa Amazônia do INPE busca monitorar o corte e a degradação da floresta e ainda realizar o mapeamento de uso da área desflorestada na região, seja para fins de agronegócio, agricultura familiar ou preservação ambiental. Todas estas atividades serão acompanhadas pelo novo Laboratório.



Até o momento, o monitoramento ambiental da Amazônia por satélite era de responsabilidade do INPE em São José dos Campos, São Paulo. Outra conseqüência positiva da instalação do INPE no PCT-Guamá é a possibilidade de fixação de especialistas nacionais e internacionais na área do meio ambiente. O Instituto está em funcionamento em Belém, desde 2009, com sede provisória na EMBRAPA Amazônia Ambiental.



Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, a programação do dia 1º mostra que o PCT-Guamá já está em pleno funcionamento. “A criação do novo Laboratório agrega mais instituições que realizam novas atividades de pesquisa e tecnologia, simbolizando o crescimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá”.



As demais obras do PCT–Guamá também estão encaminhadas. O próximo passo é concluir a infraestrutura urbanística do Parque e a próxima inauguração deve ser a do Laboratório de Alta Tensão, iniciativa da UFPA com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O Complexo Arquitetônico, composto pelo Prédio da Administração, Conjunto Empresarial, Restaurante e Incubadora de Empresas, também deve ser inaugurado até o final do ano.

Fonte:ASCOM/UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação