O "MAL DE KALACHI"

Mistério em torno do "mal de Kalachi”, que faz uma população inteira dormir, intriga ciência


Há muitas hipóteses para explicar estranhíssimo fenômeno conhecido como “o mal de Kalachi”, porém nenhum pesquisador conseguiu, até o momento, dar resposta às dúvidas sobre esta situação. Trata-se de uma população localizada no noroeste do Cazaquistão, cujos moradores não conseguem evitar a sonolência e dormem por dias a fio. A vigília também não é exatamente melhor para os habitantes de Kalachi, já que eles sofrem de tonturas constantes e inúmeras dificuldades para andar.

Estudos recentes detectaram a presença de um líquido no cérebro de 60 pessoas com esses sintomas, o que poderia ser o responsável pela estranha patologia. A questão, agora, é encontrar a fonte dessa substância. Descartou-se que ela provenha de vírus, bactérias e de água ou solo contaminados.

Algumas pessoas, no entanto, passaram a sugerir, insistentemente, que a verdadeira causa da sonolência generalizada em Kalachi está associada a minas radioativas, instaladas na época do regime soviético. Isso não seria estranho, uma vez que o nível de radiação em Kalachi, segundo estudos recentes, é 16 vezes maior do que o normal.Siberian Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação