EQUIDADE. UM CONCEITO QUE PODE TRANSFORMAR A NOSSA SOCIEDADE


O sonho de transformar o meio em que vivemos em um lugar melhor, com justas condições de crescimento – seja profissional, econômica ou cultural – pode estar na cabeça de muitas pessoas, partidos políticos, empresas, organizações e demais grupos idealistas, no entanto, a prática só funciona quando novos hábitos começam a ser inseridos na sociedade. Para isso, ações que preservam os direitos do cidadão, ou melhor, que atendam os mais necessitados e evite injustiças, precisam ser mais utilizadas em nossa sociedade.

O conceito de equidade pode parecer novo para alguns, mas é um dos termos mais antigos da humanidade no que se refere à uma conduta ética por parte do ser humano. Do latim aequitate, a palavra equidade significa justiça natural, disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um, ou simplesmente justiça, igualdade e retidão, levando em consideração o relacionamento entre os indivíduos em seu meio.

Igualdade no Brasil

No Brasil, o governo federal deu um passo gigantesco nesta questão ao criar, em 2003, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), e dentro dele o Observatório da Equidade. Com a função de amparar as decisões tomadas em todas as esferas do governo, sempre levando em consideração a Justiça entre as pessoas, o Observatório funciona com diretores de vários órgãos e empresas que trabalham diretamente com a equidade. É diretor do órgão, por exemplo, um profissional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza pesquisas sobre desigualdade na educação, no trabalho e na saúde. Com pessoas capacitadas e que trabalham com o tema, a unidade presta um certo tipo de ‘consultoria’ quando leis e ações são realizadas pelo governo, sempre visando a igualdade entre as pessoas.Agência LMA







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação