Israel alerta para deterioração dos laços diplomáticos com o Brasil

Itamaraty se recusa a aceitar ativista pró-assentamentos judeus como embaixador (Foto: Flickr/Ruy Barbosa Pinto)

A relutância do Brasil em aceitar o embaixador designado por Israel, Dani Dayan, põe em xeque as relações entre os dois países. Nascido na Argentina, Dayan é ex-líder ativista de um assentamento judaico e foi indicado meses atrás.

No entanto, a posição do governo brasileiro contra a política de assentamentos de Israel torna inviável a aceitação de Dayan. No último domingo, 27, a ministra adjunta das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Hotovely, afirmou que Dayan continuará sendo o único indicado do país e que a recusa pode ter implicações nas relações bilaterais.

“O Estado de Israel vai levar as relações diplomáticas com o Brasil a outro nível se a aceitação de Dayan não for confirmada”, disse Tzipi, em entrevista à emissora de TV israelense Channel 10. Segundo a ministra, o país vai pleitear a aceitação de Dayan recorrendo à comunidade judaica brasileira, a conselheiros da presidente Dilma Rousseff e a apelos diretos do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Dayan também veio a público defender sua indicação, afirmando à imprensa israelense que o governo de seu país não está fazendo o bastante para pressionar o Brasil a aceitá-lo. Segundo Dayan, se não tomar uma atitude, Israel pode abrir um precedente que impedirá colonos como ele de representar o país no exterior.

O governo brasileiro não comentou as declarações de Tzipi e Dayan. Porém, em condição de anonimato, um parlamentar brasileiro falou à Reuters que a indicação não será aceita. “Não vejo isso acontecendo”, disse o parlamentar.The New York Times-Israel Presses Brazil to Accept Pro-Settler Envoy





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação