Pesquisadores decifram ameaça por trás de buracos na Sibéria


Faz um tempo que os misteriosos buracos surgidos na península de Iamal, na Sibéria (Rússia), chamam a atenção do mundo todo e despertam o interesse de cientistas, que se dedicam a estudá-los.Agora, um grupo de pesquisadores do Instituto Trofimuk de Geologia e Geofísica de Novosibirsk realizou um estudo que relaciona esses enormes buracos a uma ameaça iminente para todos os lugares frios da Terra. É que, na opinião dos especialistas, os buracos não seriam um fato curioso e isolado, mas um novo sinal do aquecimento global e um alarme para as regiões árticas do planeta.

Os pesquisadores explicaram ao The Siberian Times que o fenômeno dos buracos siberianos está ligado ao degelo do permafrost, que causa o derretimento dos hidratos de gás do solo e a emissão do metano, que se acumulam em pequenos relevos do terreno chamados de “pingo”. Quando o “pingo” entra em erupção, são formados os grandes buracos.

Ígor Yeltsov, um dos autores do artigo, afirma que “ainda é muito cedo para falar de uma catástrofe em escala planetária, como sugere a teoria da ‘ameaça do metano’, mas se o aquecimento continuar no ritmo atual, nossas cidades do norte enfrentarão um perigo real”.Ecoportal.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação