Aeronave "solar" pousa na Espanha


Depois de 72 horas de voo sobre o Oceano Atlântico, o avião Solar Impulse 2, que está realizando uma viagem ao redor do mundo, aterrissou na Espanha, informou a conta oficial do projeto no Twitter nesta quinta-feira. O avião partiu de Nova York na segunda-feira.

"Bertrand Piccard, o piloto, desembarcou em Sevilha, completando o primeiro voo de 72 horas a energia solar pelo Atlântico", diz o comunicado.

O Solar Impulse 2, que utiliza somente a energia do sol, iniciou a viagem pelo mundo em Abu Dhabi, em 9 de março de 2015. O avião já visitou Omã (Muscat), Índia (Varanasi), Myanmar (Mandalay), China (Chongqing e Nanjing) e Japão (Nagoya).

No início de julho, chegou ao Havaí, estabelecendo o mais longo recorde de voo sem escalas, de 120 horas.

O Solar Impulse 2 foi apresentado ao público em abril de 2014 e, em junho, foi testado com sucesso. O peso da aeronave é 2,3 toneladas, com 17,2 mil painéis solares que produzem a energia para o funcionamento dos motores. A velocidade máxima da aeronave é de 140 quilômetros por hora.

O primeiro voo de longo curso de um avião a energia solar foi feito em abril de 2010.

Projeto de dois suíços

A viagem, programada em 12 etapas, é o resultado de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que tiveram a ideia de voar com recurso da energia solar. O percurso da viagem ao mundo vai finalizar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem, em março de 2015.

O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.

A iniciativa foi ridicularizada pela indústria aeronáutica. O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380. Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação