Renan vai analisar impeachment de Rodrigo Janot

Renan é alvo de 12 inquéritos no STF, nove deles protocolados por Janot (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) prometeu analisar até a próxima quarta-feira, 22, o pedido de impeachment protocolado contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pedido foi protocolado pelas advogadas Beatriz Kices e Cláudia Faria de Castro, que são ligadas a movimentos pró-impeachment de Dilma Rousseff. Elas afirmam que ao pedir a prisão preventiva de membros da cúpula do PMDB, Janot deu tratamento diferenciado ao partido.

Segundo elas, Dilma e Lula se encontram em “situações análogas” na Operação Lava Jato, mas foram tratados com menos rigidez por Janot, que não chegou a pedir a prisão preventiva dos dois.

O pedido de prisão da cúpula do PMDB foi negado pelo ministro Teori Zavascki no dia 15 deste mês. Um dia depois, Renan fez ameaças a Janot em um discurso no plenário do Senado e chamou de “esdrúxula” a postura da procuradoria-geral da República de pedir a prisão dele e de seus colegas de partido.

“Nós continuamos a receber pedidos de impeachment de autoridades. Já recebemos aqui, com relação à Procuradoria-Geral da República, nove pedidos de impedimento do procurador-geral. A maioria deles arquivei por serem ineptos. Mas, a partir de agora, nós vamos novamente examinar com o critério de sempre, sem nenhuma preponderância de fatores políticos ou pessoais”, disse Renan.

Renan é alvo de 12 inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), nove deles protocolados por Janot. Em uma gravação feita por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, Renan chamou Janot de “mau-caráter” e disse que trabalhou para impedir que ele fosse reconduzido ao cargo. No entanto, ele disse que fracassou porque não teve auxílio suficiente para isso.Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação