Temer quer aumentar para 70 anos a idade mínima para aposentar

O governo deverá criar uma regra de transição para aqueles que já estão no mercado de trabalho (Foto: Beto Barata/PR)

O governo do presidente interino Michel Temer quer aumentar a idade mínima de aposentadoria da próxima geração para 70 anos. De acordo com o jornal O Globo, uma fonte ligada ao governo afirmou que a ideia que será apresentada ao Congresso é de estabelecer duas faixas para aposentadoria: uma a curto prazo, a de 65 anos, e outra a longo prazo, a de 70 anos, que será aplicada somente daqui a 20 anos.

Segundo o jornal, há praticamente consenso que a reforma da Previdência em estudo deve estipular a idade mínima de 65 anos para aposentadoria. No entanto, o governo deverá criar uma regra de transição para aqueles que já estão no mercado de trabalho, principalmente os que estão mais próximos de se aposentar.

Atualmente, a lei determina uma contribuição de pelo menos 35 anos de trabalho. Desse modo, caso um homem tenha 50 anos e já contribuiu com 30 dos 35 anos, ele não precisará trabalhar mais 15 anos e será incluído na regra de transição, que ainda será analisada pelo governo.

A equipe econômica da presidência planeja elevar a idade média das pessoas para se aposentar, que atualmente é de 54 anos. Apesar de Temer ter se posicionado recentemente a favor de que as mulheres se aposentem levemente mais cedo, a ideia da equipe econômica é que, a longo prazo, a idade para ambos os sexos coincida.

Nesta terça-feira, 28, o governo se reunirá com as centrais sindicais para discutir a proposta de reforma da Previdência. A expectativa é que a primeira versão dela saia nessa reunião. No entanto, as centrais sindicais têm se mostrado inflexíveis principalmente em relação à regra que afeta quem está no mercado de trabalho ou próximo à aposentadoria.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação