Troca de comando militar na Venezuela preocupa governo brasileiro

Governo brasileiro está preocupado com a possibilidade de uma crise militar na Venezuela (Foto: Wikipedia)

A substituição dos comandos militares na Venezuela tem preocupado o governo brasileiro, segundo o jornal Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, dois cenários possíveis tem chamado a atenção do Brasil: uma eventual crise política entre os militares do país ou uma guerra civil branda.

Após alguns países do Mercosul sugerirem acionar a chamada “cláusula democrática” do órgão contra a Venezuela, a ideia de um diálogo intermediado entre o governo de Nicolás Maduro e opositores tem ganhado força. Para os críticos, suspender o país traria mais prejuízos do que benefícios em um momento político e econômico conturbado.

O Estadão informa que o governo brasileiro planeja buscar apoio de regimes aliados da Venezuela, como Bolívia e Equador, para acionar a Unasul e negociar uma forma de solucionar a crise venezuelana, já que, para esses regimes, não interessa uma crise militar no país.

O governo argentino tem se mostrado mais disposto a uma possível intermediação do diálogo na Venezuela. Isso porque a chanceler do país, Susana Malcorra, já manifestou interesse no cargo de secretária-geral da ONU e essa intermediação pode promovê-la. No entanto, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não parece favorável ao diálogo.Estado de S. Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação