Multicampi.

: :Cametá sedia XIX Fórum de Coordenadores de Campi

Nos dias 5 e 6 de maio, o Campus da Universidade Federal do Pará em Cametá sediou a 19ª edição do Fórum Permanente de Coordenadores dos Campi do Interior, destinado a defender o princípio institucional multicampi da UFPA, contribuindo para seu fortalecimento e aperfeiçoamento. A reunião contou com a participação do reitor Carlos Maneschy, de representantes da administração superior e dos coordenadores de todos os campi da UFPA: Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Soure e Tucuruí.



O evento foi marcado pela discussão e proposições acerca dos mais diversos assuntos, com destaque para a realização de concursos para docentes nos campi, as demandas de extensão e de assistência estudantil no interior e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA. Durante a abertura do evento, o coordenador do Campus de Castanhal, Adriano Sales Silva, presidente do Fórum, resgatou um histórico de realização dos encontros, desde sua criação, enfatizando seu caráter propositivo em busca de soluções para os problemas relacionados ao campi do interior.



“Mais que discutir o trabalho, o Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA é um momento ímpar para superar desafios que são comuns a todos os nossos campi. O evento vem ao encontro da proposta de consolidar os campi já existentes, abrir caminhos para novos campi e, até mesmo, para novas universidades” , disse o reitor Carlos Maneschy em sua explanação.



Contratação de docentes – A organização e o planejamento de concursos para docentes e a política de contratação e fixação de doutores pautaram o encontro durante a manhã do dia 5. Todos os coordenadores foram unânimes em dizer que encontram dificuldades em ampliar seu quadro docente com professores doutores. A reabertura de 114 vagas para concursos que, inicialmente, eram exclusivos para professor adjunto demonstra o desafio que a UFPA multicampi enfrenta.


Extensão - O pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur, conduziu o debate acerca das demandas de Extensão e de assistência estudantil dos campi. O pró-reitor apresentou indicadores do Programa Bolsa Permanência (SIBOP), demonstrando os interesses dos alunos de cada campi. Segundo Fernando Arthur, a maioria das demandas dos alunos que se inscreveram ao SIBOP partiu da necessidade de recursos para atividades didático-pedagógicas, ou seja, compra de material didático, custeio de cópias e outros. Ainda com relação à Extensão, os coordenadores pleitearam mais investimentos nas atividades extensionistas, em uma comparação direta aos recursos destinados à assistência estudantil.


Outro tópico do Fórum foram as ações relacionadas ao Reuni e ao planejamento orçamentário.O professor Érick Pedreira, pró-reitor de Planejamento, conduziu a reunião e pediu cooperação dos coordenadores com relação ao repasse de informações de suas unidades. O professor Carlos Maneschy informou que, em 2011, haverá aumento do orçamento dos campi do interior.


No último dia do evento, as discussões voltaram-se para assuntos mais específicos, tais como o contrato com empresas terceirizadas e a distribuição de Funções Gratificadas e Cargos de Direção nos campi.



Posse - A visita dos dirigentes também foi marcada pela posse da coordenação do Campus Universitário Tocantins/Cametá. Gilmar Pereira da Silva e Doriedson Rodrigues foram reempossados e assumiram, respectivamente, os cargos de coordenador e vice-coordenador do Campus, pelo quadriênio de 2010 a 2014.



Texto: Ana Carolina Pimenta – Assessoria de Comunicação da UFPA

Comentários

  1. Cadê os comentários? Já vi que o que dá Ibope é o Palacio de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação