Vestibular.

:UFPA divulga concorrência do PSE 2010

A Universidade Federal do Pará divulgou, na tarde desta terça-feira, 25 de maio, a demanda de candidatos às vagas do maior Processo Seletivo Especial (PSE) já promovido pela Instituição. Os números do Processo impressionam pela altíssima concorrência em todos os cursos. Biblioteconomia, Turismo e Letras, todos em Belém, estão entre os mais disputados. Ao todo, estão inscritos 14.490 candidatos, que disputam vagas referentes ao PSE 1, PSE 3 e PSE 4. As provas serão realizadas no próximo domingo, 30 de maio. O PSE 2, correspondente ao curso de Etnodesenvolvimento, em Altamira, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 8 de junho.




O PSE 1, referente às vagas remanescentes do Processo Seletivo 2010, oferta 972 vagas em graduações disponíveis nos campi de Belém (95), Abaetetuba (99), Altamira (142), Bragança (66), Breves (100), Cametá (10), Castanhal (76), Marabá (344) e Soure (40). As provas serão aplicadas nos municípios onde houver vagas. Em Belém, o certame se realizará entre 8h e 12h, no Campus do Guamá e também na Escola Paulo Maranhão.




Dos 13.784 inscritos no PSE 1, 979 são cotistas e 12.805 disputam como não cotistas. De acordo com a demanda candidato/vaga, o curso mais concorrido é Turismo Noturno (679 inscritos), cuja demanda é 16,33 candidatos/vaga (c/v) entre cotistas e 315 c/v entre não cotistas. O curso de Biblioteconomia Noturno (475 inscritos) tem demanda de 10,75 c/v entre cotistas e 144 c/v entre não cotistas. Uma demanda inédita neste curso. O mesmo se repete no curso de Letras-Língua Francesa (233 inscritos), sendo 6 c/v entre cotistas e 110,50 entre não cotistas.




Para o PSE 3, referente ao curso de Educação no Campo, que oferta 40 vagas em Marabá, foram homologadas 194 inscrições, o número é mais que o dobro da demanda do ano passado, quando somente 83 candidatos se inscreveram. O candidato a este curso deve comprovar que exerce atividades educativas em áreas rurais, como parte do critério de seleção. Além disso, ele tambén será submetido a mesma prova do PSE 1 e a uma entrevista.




Já o Edital do PSE 4 teve 512 inscritos, que deverão concorrer a vagas nos cursos de Matemática (40) e Letras - Língua Inglesa (30), disponibilizadas no Campus de Capanema. A prova a ser aplicada, nesses casos, é a mesma do PSE 1, também no dia 30 deste mês.



Em Belém, 338 pessoas devem trabalhar como fiscais de prova. O total de pessoas envolvidas no Processo, dentre médicos, vigilantes e profissionais de apoio, também na capital, é de 379 pessoas. No interior, 1087 pessoas estarão envolvidas na logística e infraestrutura do processo.



Prorrogação - O PSE 2 refere-se ao preenchimento de 45 vagas do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, na modalidade de regime intensivo, sediado no Campus de Altamira e destinado a quilombolas e populações tradicionais. Para esse Processo, as inscrições foram prorrogadas até dia 8 de junho. “Respeitamos as particularidades desses candidatos, por isso resolvemos atender a solicitação por um tempo maior para apresentação de seus documentos”, diz Marilúcia Oliveira, diretora do Centro de Processo Seletivo (CEPS). A prova consistirá em uma redação e entrevistas, que ocorrerão, respectivamente, nos dias 27 de 28 de junho.



A partir de quinta os coordenadores dos PSEs começam a viajar para os municípios onde serão realizadas as provas.



Para acessar a demanda completa candidatos/vaga em cada um dos processos seletivos, acesse http://www.ceps.ufpa.br/.





Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação