Alguém duvida....?

SÃO PAULO (Reuters) - A saúde é a área na qual o desempenho do Brasil é o mais fraco, apontou um índice divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

Inédito, o Índice de Valores Humanos (IVH) avaliou a experiência e a percepção de brasileiros em três áreas: saúde, trabalho e educação. Em uma escala de zero a 1, o Brasil atingiu IVH de 0,59, sendo que o subíndice saúde teve o pior desempenho: 0,45.


"O novo índice busca dar materialidade à discussão sobre a importância dos valores para o desenvolvimento humano", afirmou o coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil 2009/2010, Flávio Comim, segundo o site do Pnud na Internet.


Na área da saúde, foram avaliados o tempo de espera por atendimento, facilidade de compreensão da linguagem e interesse que a equipe médica tem pelo paciente.


"Os resultados da pesquisa mostram que mais da metade da população (51,1 por cento) considera que a espera por atendimento em serviço de saúde é demorada (não foi feita distinção entre setor público ou privado)", diz o relatório do Pnud.


O Ministério da Saúde rebateu o resultado e afirmou que a metodologia da pesquisa não permite a comparação entre os três setores.


"Não é possível comparar o IVH da saúde com os outros e concluir, por exemplo, que os valores no trabalho são melhores que na saúde", disse a pasta em nota.


Mais bem avaliado, o subíndice trabalho atingiu 0,79 e levou em conta questões ligadas a liberdade e reciprocidade.


"Isso indica que as pessoas têm mais vivências positivas nessa área do que nas outras duas", disse Comim.


Educação teve 0,54 e ponderou o que os entrevistados acreditam ser a prioridade no setor e a avaliação de estudantes e professores.


O estudo foi realizado apenas no Brasil e faz parte da versão inicial do terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil 2009/2010.


Foram ouvidas 2.002 pessoas em 148 municípios de 24 Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação