Na Cidade Universitária.

Ministério da Educação prevê equipamentos para o Bettina Ferro

Consultores do Ministério da Educação (MEC) visitaram recentemente o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), instituição da Universidade Federal do Pará (UFPA), para verificar a infraestrutura do espaço que receberá novos equipamentos modernos, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A iniciativa faz parte da política de governo para os 46 hospitais universitários federais e envolve total de U$ 46 milhões de dólares, advindos de empréstimo feito junto ao Banco Mundial.

Com as boas condições constatadas, estão previstos para chegar ao Setor de Meios Diagnósticos do hospital, nos próximos dois meses, aparelhos de autoclave horizontal (100 litros), mamógrafo digital, RX portátil e autoclave de ciclo rápido. Até 2012, serão mais 70 itens, entre equipamentos e material permanente, que somam R$ 1,67 milhão, atendendo aos serviços de Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, Hospital Dia, Imagem e Métodos Gráficos, Central de Materiais, Endoscopia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia.

Segundo o diretor do hospital, o médico Murilo Morhy, a vinda dos equipamentos para a instituição é importante, uma vez que ajudará na renovação do parque tecnológico e melhorará o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entretanto, ele ressalta que a inserção do HUBFS no Rehuf ainda é discreta, principalmente pelo fato de o hospital estar na região Norte, a qual ainda não é tratada com prioridade nas políticas públicas de governo que estão voltadas, em sua maioria, para o Sul e Sudeste do Brasil. “O MEC ainda não creditou o hospital como ensino e as planilhas apresentadas são oriundas da gestão anterior e geraram baixa pontuação para garantirmos melhores recursos”.

No hospital cerca de 10 mil pessoas realizam consultas (médicas e não médicas) ao mês. As atividades são destinadas para fins de ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade.

ASCOM/HUBFS/UFPA.

Comentários

  1. Wellington, parece que chegou ao final o love de mosquitinho com muriçoca.
    Motivo: os decotes com que muriçoca desfilava
    no segundo andar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação