Na Cidade Universiária.

UFPA realiza evento para acolher novos servidores

Começou nesta quarta-feira, 25, a programação de acolhimento aos servidores que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2010. A solenidade aconteceu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus do Guamá, em Belém.



O reitor Carlos Maneschy abriu o evento saudando os novos funcionários da UFPA. Ele afirmou que ser servidor público de uma universidade é algo diferenciado, por se tratar de uma instituição onde as pessoas buscam uma cidadania mais plena. Os novos funcionários foram saudados também pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal, João Cauby Jr.



A servidora Cibele Nazaré Câmara foi convidada para receber das mãos do reitor o termo de posse, representando, assim, todos os demais 300 servidores que ingressaram na Instituição.



Atividades - Serão três dias de programação. Neste primeiro dia, foram entregues kits com documentos, como o estatuto da UFPA, foi exibido um vídeo institucional mostrando os 50 anos de história da Instituição e proferidas duas palestras. Alunos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), coordenados pela professora Odete Barbosa, fizeram uma apresentação musical.



A programação encerrou com um coquetel, seguido de um passeio pelo Campus, monitorado por alunos do curso de Turismo da UFPA.



Em seguida, a pró-reitora de Ensino e Graduação, Marlene Freitas, proferiu a primeira palestra sobre “Ensino, pesquisa e extensão: excelência em modernidade de ensino”. Ela explicou como funciona o tripé em que se baseia a Universidade e fez votos de que a seleção dos servidores pela UFPA tenha sido uma escolha feliz, “porque não existe nada mais maçante do que o trabalho pelo trabalho numa instituição dinâmica por natureza”.



A segunda palestra foi com a professora Nírvia Ravena de Souza, que falou sobre “Ser servidor público”. Ela começou ponderando que a educação é uma construção coletiva, não sendo tarefa apenas dos professores, mas incluindo servidores também. Para contribuir com isso, muitas vezes, é reclamada a “tão famosa valorização, que, tratando -se de uma universidade, funciona numa via de mão dupla”. “Precisamos valorizar a instituição para sermos valorizados. Para isso, não podemos ser os servidores medianos, esperando só o pagamento; precisamos de aderência institucional”, completou Nírvia.



O Evento de Ambientação dos Novos Servidores continua nesta quinta, 26, e sexta, 27, com o Curso de Formação Inicial, nos turnos da manhã e tarde, quando serão ministradas palestras sobre os temas: “Organização Institucional (Missão, Visão e Objetivos; estrutura organizacional da UFPA)”; “Legislação – Regime Jurídico Único (RJU)”; “Saúde e Qualidade de Vida – Equipe DSQV”; e “Ética no Serviço Público.”



Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA

Comentários

  1. Parabéns PROGEP que bom que não ficou apenas no discurso a questão da valorização do servidor. Esse evento do acolhimento demonstra
    a real intenção dessa gestão de valorizar, desenvolver e dar oportunidades ao seu capital humano.
    Vcs estão fazendo a diferença ao bem receber as pessoas. A nova PROGEP está ficando muito bonita com a reforma.
    Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação