No Pará do Açai

Denúncias contra coronel faz Jatene adiar anúncio

Alertado para problemas na ficha do coronel do Corpo de Bombeiros João Hilberto Figueiredo, o governador eleito Simão Jatene adiou para hoje (22) o anúncio de um novo grupo de integrantes da equipe que vai governar com ele a partir de 1º de janeiro.
O coronel era o escolhido para comandar a corporação, mas o anúncio do próximo comandante dos bombeiros deve ficar em suspenso. Hilberto responde a processo na Justiça Militar pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e estelionato.
Foi denunciado pelo Ministério Público Militar em 2007, junto com outros coronéis da corporação que hoje estão na reserva. Além de Hilberto, respondem ao processo, os coronéis Orlando Antônio Sarmanho Frade (ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Pará), Álvaro Pinheiro Dias, Celso dos Santos Piquet, Francisco Golenhesky da Luz, José Cupertino Correa, Marcos Aurélio Aquino Lopes, Paulo Sérgio da Fonseca Dias e Zanelli Antônio do Nascimento.
O processo é resultado de investigações iniciadas nas contas da corporação em 1995. Segundo a denúncia, assinada pelo promotor Armando Brasil, os militares desviavam recursos destinados ao custeio do Corpo de Bombeiros (gastos com alimentação, logística, material de expediente). As irregularidades foram constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado e representaram prejuízos de quase meio milhão de reais aos cofres públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação