Turismo

Os destinos preferidos dos gays no Brasil

Estatísticas dão conta de que 92% dos homossexuais viajam, e 72% desses que pegam a estrada ou o avião o fazem pelo menos quatro vezes por ano. Por Hugo Souza
Há poucas semanas, mais precisamente no último dia 6 de dezembro, aconteceu no hotel Sofitel da cidade de Florianópolis a primeira reunião de preparação para a próxima edição da conferência mundial de turismo GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), o maior evento deste tipo no mundo, que acontecerá em abril do ano que vem na capital do estado de Santa Catarina, e não por acaso.
Florianópolis vem investindo pesado na promoção do turismo voltado para o público gay, e na escolha da cidade-sede da conferência ganhou de concorrentes de peso como Berlim, Madri e Cannes.
“Floripa” vem sendo considerada a nova “metrópole gay” do Brasil. É o terceiro destino mais procurado por turistas homossexuais no país, ficando atrás apenas de Rio e São Paulo. E não será a primeira vez que a cidade receberá um grande evento do turismo gay. Em 2009, Florianópolis sediou o Simpósio da Associação Internacional de Turismo GLS, desbancando Tel Aviv, Honolulu e Santiago, do Chile.
A capital catarinense é uma das sete cidades brasileiras incluídas em um programa nacional de capacitação de profissionais para receber bem os turistas homossexuais, que será colocado em prática a partir do ano que vem. O programa é fruto de um acordo assinado no dia 21 de outubro deste ano entre o Ministério do Turismo, a Embratur e a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat-GLS).
Além de Florianópolis, o plano de ações inclui a cidade do Rio de Janeiro, que em 2009 foi eleita o melhor destino gay do mundo; São Paulo, que já tem um programa próprio de promoção do turismo gay; Recife; Brasília; Salvador e Fortaleza. É a lista oficial dos principais destinos gays do Brasil – a nossa “rota do arco-íris”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação