O Sistema Tributário e o seu dinheiro.

Você sabe quanto paga de imposto em cada produto?

Conheça como o governo distribui os impostos e o que sai do seu bolso todos os dias em tributos.

A soma de impostos arrecadados em 2010 ultrapassou R$ 1 trilhão em novembro. Uma conta que continua crescendo todos os dias, já que os tributos estão embutidos nos preços dos produtos e dos serviços consumidos. O dinheiro sai do bolso do contribuinte e cai direto no caixa dos cofres públicos. Apesar disso, o consumidor não sabe ao certo quanto paga de imposto nos bens ou serviços que consome e nem como este dinheiro é distribuído.
Só para se ter uma ideia, cada garrafa de água mineral consumida tem 38% do valor de imposto, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Já nos quilos de arroz, feijão ou de carne bovina estão incluídos 17% de tributo. No caso de bebidas alcoólicas, a carga tributária pode ser ainda mais pesada. Em uma taça de vinho, 55% do preço é imposto e, em uma dose de caipirinha, 77% do valor vai para o governo. Os tributos nas contas de celular, de luz e de água correspondem, respectivamente, a 46%, 48% e 38% dos boletos.
Ao todo, existem 85 impostos e taxas diferentes no país. O resultado disso é que os brasileiros trabalham praticamente de janeiro a maio somente para pagar tributos. Em média, cada um gasta cerca de R$ 6 mil em impostos por ano, o que corresponde a 40% do que ganha no ano. Isso por que pagar imposto é um dever do cidadão. Mas em contrapartida, devolvê-los para a sociedade, na forma de melhorias públicas, é um dever do governo.

Por Carla Delecrode

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação