NO PARÁ DO AÇAÍ


HOJE - 180 ANOS QUE ECLODIU NO PARÁ O MOVIMENTO DA CABANAGEM

Cabanagem, cenas na tela de Benedito Melo.

E de lá até nossos dias...o que sobrou ao povo
do Pará para relembrar tal feito?

"O Monumento da Cabanagem hoje


O Monumento à Cabanagem inaugurado na ocasião do seu sesquicentenário foi um pedido ao arquiteto Oscar Niemeyer para enaltecer os 150 anos do movimento revolucionário, em 1985, pelo então governador Jader Barbalho e idealizado por Carlos Rocque. O memorial da Cabanagem foi inaugurado há 29 anos e esquecido pelas autoridades públicas tanto da capital quanto do estado do Pará, aos poucos, vai se tornando decadente e esquecida na memória da população.

De outro lado, na historiografia paraense existem várias obras sobre a Cabanagem e vários pontos de vista. De Domingos Antonio Rayol, passando por Jorge Hurley até Magda Ricci, Aldo Sampaio, Pasquale di Paolo, Vicente Salles e Carlos Rocque. Os cabanos são denominados de várias formas. Tínhamos que ter uma visão mais apurada do que foi o movimento cabano, em sua essência, o que eles pensavam e qual a conjuntura daquele momento, aliás, somos descendentes deles.


Temos em nossa capital a única obra do norte do Brasil de um grande arquiteto de fama internacional, o comunista que morreu com os seus ideais, Oscar Niemeyer. A obra desse arquiteto para a história contemporânea paraense produziu na época manifestação em torno do monumento e na imprensa local. Quando alguns arquitetos locais contrariaram se ao projeto, gerando crise entre eles. Uma pergunta que não se cala do então arquiteto e professor da UFPA, Flávio Nassar: “Quem projetaria um monumento como aquele?

O entroncamento local do monumento transformou-se no decorrer do tempo e junto com a necessidade de expansão viária da cidade, não aparecendo tanto como merecia e não tendo o valor devido que deveria ter. Outro aspecto relevante marca o local sendo alvo de pichadores e ladrões, o local transformou-se em lugar inviável a visitas, foi quando na defesa do meu TCC abriu se uma discussão que: “AINDA EXISTE CABANOS!!!”. Sua função não se presta mais à visitação, já que os restos matérias e simbólicos dos lideres cabanos não há mais nada no local, para definitivo sumir e sendo inevitável do desaparecer no imaginário da população.

Posso concluir com uma frase de minha autoria que: “de tudo que li, sobre tudo que aprendi, a Cabanagem não foi simplesmente a tomada do poder, foi uma conquista de um povo que lutou pelos seus ideais e acreditou que o novo pode vencer o velho. O movimento cabano foi, é e será a maior vitória do povo paraense contra a repressão de um Estado.”

Por:


Eddy do Vale - Graduado em História







Comentários

  1. Parabéns pelo texto meu amigo!!! Platynna

    ResponderExcluir
  2. Você sabe onde estão os restos mortais dos Cabanos? segundo a minha pesquisa só acharam dois e os outros três só veio a terra simbolizando onde estavam enterrados eles chegaram a ser colocados nesse monumento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, esse dois voltaram de onde trouxeram. Quanto aos três que eram simplesmente terras que simbolizava o local onde foram enterrados. Governos que não têm a mínima preocupação com a nossa história, deixou sumir da nossa história.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação