38 MILHÕES DE REJEITOS - Ilha remota tem maior densidade de lixo plástico do mundo

Ao todo, são 17,6 toneladas de lixo cobrindo as praias da pequena ilha do Pacífico (Foto: Twitter)

Um estudo publicado esta semana revelou que uma das ilhas mais isoladas do mundo, localizada no sul do Oceano Pacífico, acumula a maior quantidade de rejeitos plásticos do planeta.

Apesar de ser uma ilha deserta e estar a mais de 5.000 km do centro urbano mais importante da região, cientistas da Universidade da Tasmânia e da ONG britânica Royal Society for the Protection of Birds descobriram que a ilha Henderson é o destino de 38 milhões de pedaços de plásticos.

Ao todo, são 17,6 toneladas de lixo cobrindo as praias da pequena ilha do Pacífico. Segundo os pesquisadores, a maioria dos dejetos – cerca de 68% – sequer está visível e eles estimam que estão enterrados cerca de 4.500 itens plásticos por metro quadrado.

“A quantidade de lixo me deixou assustada”, disse Jennifer Lavers, pesquisadora da Universidade da Tasmânia e principal autora do estudo.

A ilha Henderson é a maior das quatro ilhas britânicas Pitcairn e é listada como Patrimônio Mundial da Unesco. É um dos poucos atóis no mundo que não teve o ecossistema alterado pela presença humana.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação