UNIÃO ASTRONÔMICA INTERNACIONAL (UAI)

Nosso Sistema Solar teria 100 planetas

Uma nova definição planetária aumentaria a lista de planetas para 100!

Em 2006, após semanas de debates intensos, a União Astronômica Internacional (UAI), uma sociedade com mais de 100 mil profissionais, redefiniu a categoria planeta, deixando Plutão de fora, por considerar que o corpo celeste não cumpre com os requisitos do novo parecer.

No entanto, a controvérsia em torno dessa definição não parece ter se acalmado com o passar dos anos. O astrônomo Kirby Runyon, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, apresentou recentemente, na Conferência Internacional de Ciência Planetária, realizada em Woodlands (EUA), uma nova definição, segundo a qual os planetas do Sistema Solar seriam mais de cem.

A “definição geofísica de planeta”, proposta por Runyon, diz respeito às qualidades geológicas e atmosféricas dos astros e não ao seu comportamento orbital. Segundo esse modelo, não somente Plutão voltaria a ser um planeta, mas diversos satélites também seriam incorporados, como os gigantes Titã e Europa e, inclusive, a Lua terrestre. De acordo com o cientista, a lista de planetas do Sistema Solar chegaria a 110. ABC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação