NA CIDADE UNIVERSITÁRIA/UFPA - 04


Complexo Hospitalar da UFPA participa de Mutirão Nacional

A 2a edição do evento tem expectativa de recorde, com mais de oito mil procedimentos em todo o país. Nos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro 81 profissionais atuarão em 335 procedimentos.

Na próxima quarta-feira, dia 31 de maio, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh e participam da ação as Unidades João de Barros Barreto (UJBB) e Bettina Ferro de Souza (UBFS), que pertencem ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) administrado pela Ebserh. A iniciativa disponibilizará no país mais de oito mil procedimentos para pacientes que já estão na fila de espera, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição, ocorrida há menos de seis meses. A ação contará com a participação de todos os 39 Hospitais Universitários Federais filiados à estatal, nas cinco regiões do país.

As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do mutirão nacional incluindo médicos, preceptores, residentes, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.
A primeira edição do evento, ocorrida dia 30 de novembro de 2016, ajudou a mudar a vida de muitas pessoas, como a do autônomo Carloane da Silva Ferreira, 32 anos, que mora no bairro da Terra Firme, em Belém. Ele aguardou pela cirurgia de hérnia por mais de um ano e, antes de ser atendido no Barros, esteve em outras Unidades de Saúde de Belém. “Depois que fui encaminhado e cadastrado no Barros, aguardei pela cirurgia por cerca de dois meses e graças a Deus teve esse mutirão, porque se não fosse essa ação acredito que não seria mais este ano, o que só pioraria o meu problema e a minha vida”, diz.

Procedimentos
Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam às necessidades de saúde de cada região. No Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh o total de 81 profissionais atuarão em 335 procedimentos. Os beneficiados de forma direta com os serviços são pacientes cadastrados no Barros e Bettina e que foram contactados pela Unidade de Regulação Assistencial dos hospitais.


No Bettina Ferro, serão 72 profissionais envolvidos na realização de 285 procedimentos. Deles, 145 na área de Otorrinolaringologia sendo 80 consultas, 55 exames (40 videolaringoscopia, 10 audiometria e 5 bera) e 10 cirurgias (7 adenoamígdalectomia, 1 timpanoplastia, 1 septoplastia e 1 mastoidectomia). Além de 90 em Oftalmologia sendo 40 consultas e 45 exames (33 refração, 5 curva tensional, 5 ecobio e 2 gonioscopia). Ocorrerá também 45 consultas em atendimento à saúde da criança e adolescente e 10 exames de Cardiologia (todos eletrocardiograma).


No Barros Barreto seis profissionais realizarão 50 exames de mamografia. A instituição é um dos poucos hospitais públicos no Pará a contar com mamógrafo digital, adquirido com recursos da UFPA, e o resultado do exame sairá em até 48 horas. Além do atendimento em radiologia, o Barros promove ação educativa externa e internamente sobre a prevenção e tratamento do HIV/Aids. A expectativa é atingir dezenas de pessoas, entre usuários, profissionais e comunidade em geral, por meio de três médicos residentes.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh,
Com informações também da Ascom/Ebserh/DF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação