CENÁRIO - POLÍTICO PSDB e DEM já discutem cenários pós-Temer

Temer disse que não vai renunciar em pronunciamento na TV (Foto: Lula Marques / AGPT)

Diante do caos político instalado após as delações da JBS, os principais partidos da base aliada do governo de Michel Temer, o PSDB e o DEM, estão se mexendo para evitar uma possível eleição direta. Os partidos temem que Lula volte a ser presidente. A informação é do Estadão.

Na última terça-feira, 23, a base aliada conseguiu adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das eleições diretas, em caso de vaga na presidência. O projeto estava para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas acabou sendo retirado da pauta.

Tucanos e outros aliados já pensam em alternativas caso Temer deixe o poder. A renúncia é defendida por dirigentes do PSDB, do DEM e de uma parte do próprio PMDB. No entanto, Temer não quer renunciar e, por enquanto, ninguém pretende pressioná-lo. Um dos nomes considerados pelo PSDB para ser o substituto é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Já na Câmara, muitos deputados querem Rodrigo Maia (DEM-RJ) no cargo. Maia assume por 30 dias em caso de renúncia de Temer.

O PSDB pretende esperar o julgamento da chapa Dilma-Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral, previsto para o próximo dia 6, para resolver se continua ou não no governo.

“Se as reformas andarem, Temer fica. Se não, o próprio mercado, que o sustenta hoje, pedirá para ele sair”, afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação