GRAVAÇÃO DA PF-Áudio sugere que segurança de Aécio tinha chaves de aeroporto

Aeroporto de Claudio foi alvo de polêmica na campanha de 2014 (Foto: Flickr/Aécio Neves)

Uma gravação telefônica feita pela Polícia Federal (PF) mostra o primo preso de Aécio Neves, Frederico Pacheco de Medeiros, em uma conversa na qual ele sugere que os seguranças do senador tucano portavam as chaves do aeroporto de Cláudio, município do centro-oeste de Minas Gerais.

Destinado a aviões de pequeno e médio porte, o aeroporto foi alvo de intensa polêmica na campanha presidencial de 2014. Ele foi construído pelo Governo do Estado de Minas durante a gestão de Aécio, e fica em um terreno desapropriado que foi do tio do tucano, numa região próxima de fazendas que pertencem à família Neves. A obra custou R$ 14 milhões e foi concluída em 2010, último ano de mandato de Aécio como governador do estado. Atualmente, o local é administrado pela Prefeitura de Claudio.

Em 2014, uma reportagem da Folha de S. Paulo, afirmou que a instalação, construída com verba pública, era controlada pela família de Aécio. Segundo o jornal, as chaves do aeroporto ficavam com membros da família Neves e era preciso pedir autorização para pousar na pista.

Na época, Aécio negou a informação. Ele declarou que o aeroporto era de uso público e aguardava a conclusão do processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que ocorreu em 2016. Aécio também admitiu usar o aeroporto quando visitava a fazenda da família na região, mas negou que as chaves do local ficassem de posse da sua família.

Porém, o diálogo interceptado pela PF aponta o contrário. Nele Frederico, conhecido como Fred, diz a um interlocutor não identificado que a chave do aeroporto estaria com o segurança de Aécio. “Se o Duda tá descendo no avião alguém vai abrir o portão pra ele ou não?”, pergunta o interlocutor não identificado. “Sim, já deve ter aberto… ele já deve ter saído e já deve ter fechado”, responde Fred. “E quem que é essa bênção de pessoa?”, continua o interlocutor. “Deve ser o segurança do Aécio”, diz Fred. “Ah, ele tem a chave?”, insiste o interlocutor. “Deve ter.. tô imaginando na condição de alguém for lá abri-lo…Eu não sei nem se vai, mas deve…Passa lá na porta”, conclui Fred.

Fred foi preso na semana passada, após ser filmado pela Polícia Federal buscando uma mala com R$ 500 mil em propina solicitados por Aécio à JBS para arcar com os custos de sua defesa na Operação Lava Jato.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação