PRIMEIRA VIAGEM - Trump faz sua 1ª viagem ao exterior com visita à Arábia Saudita

Trump se afastará temporariamente do alvoroço político em Washington (Foto: Reprodução/Youtube)

Em sua primeira viagem internacional como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump tentará reatar laços com a Arábia Saudita, abalados durante os oito anos do governo de Barack Obama. A expectativa é que ele negocie a venda de armamentos ao país e fortaleça o combate ao terrorismo.

Trump viaja nesta sexta-feira, 19, para Riade, onde se reunirá com o rei Salman bin Abdulaziz e outros membros da família real saudita e participará de uma reunião dos Estados do Golfo. Com isso, se afastará temporariamente do alvoroço político recente envolvendo a divulgação de informações de inteligência sigilosas a autoridades russas.

Líderes em Riade acreditam que Trump assinará um dos maiores acordos armamentistas da história e apoiará a formação de uma “Otan árabe”, um pacto liderado pelos Estados Unidos de segurança regional que esteve subscrito durante o governo Obama. Além disso, o presidente americano está planejando um discurso contrário ao radicalismo islâmico.

“Na Arábia Saudita, vou falar com os líderes muçulmanos e exortá-los a lutar contra o ódio e o extremismo e a pavimentar o caminho para um futuro de paz de sua religião”, anunciou Trump.

Embora tenha feito uma campanha eleitoral sustentada em declarações antimuçulmanas, os governantes do Golfo Pérsico estão entusiasmados com a gestão de Trump. Há a expectativa de que ele promova uma reviravolta na política externa americana no Oriente Médio, sobretudo com mudanças nas relações com o Irã, que a Arábia Saudita acusa de “tentar controlar o mundo islâmico”.

Nos anos do governo Obama, houve uma tentativa de aproximação com o Irã que acabou culminando em um acordo histórico para tentar frear o programa nuclear do país. Trump quer frear essa aproximação. Dessa forma, a visita do presidente americano pode recuperar a posição da Arábia Saudita de aliado dos Estados Unidos, junto aos outros países do Golfo, contra o Irã.

Trump é o primeiro presidente americano desde Jimmy Carter que não visita o Canadá ou o México em sua primeira viagem ao exterior. Após visitar a Arábia Saudita, Trump visitará as cidades de Jerusalém e Roma, antes de ir às cúpulas da Otan e do G7.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação