SAÚDE - Anvisa libera autoteste para HIV

Expectativa é que o teste esteja disponível para venda em cerca de 30 dias (Foto: Flickr)

Esta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o registro do primeiro autoteste para detectar o vírus HIV.

De acordo com o órgão, o teste, que será vendido nas farmácias e drogarias do país, examina gotas de sangue do paciente e demora de 15 a 20 minutos para apresentar o resultado.

A Orange Life, que fabrica o teste e tem capacidade de produzir 100 mil unidades por mês, está em negociações com as redes de farmácias para a distribuição do produto, segundo Marco Colocatti, presidente da empresa. A expectativa é que o exame esteja disponível em aproximadamente 30 dias. Apesar de não poder informar o preço final, que depende dos intermediários, Colocatti acredita que se manterá numa média de R$ 50 por unidade.

O exame é eficaz na identificação dos dois subtipos do vírus que causam a Aids, mas indica a presença do vírus apenas depois de 30 dias da exposição do paciente. A Anvisa afirma que o teste demonstrou ser 99,9% eficaz.

A recomendação é de que, caso o teste saia positivo, seja confirmado com um teste de laboratório. Caso o resultado seja negativo, deve ser repetido de 30 em 30 dias até que se completem 120 dias após a exposição.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação