500º ANIVERSÁRIO

Exposição em homenagem a Da Vinci faz sucesso no Louvre

Evento mais aguardado para 500º aniversário de sua morte (Foto: Divulgação/HTC Vive Arts and Emissive)

A primeira vista, a grande exposição Leonardo da Vinci, no Louvre, o evento mais aguardado do 500º aniversário de sua morte, pode parecer uma oportunidade perdida. Disputas com museus italianos e uma resistência geral a deixar a galeria que possui a Mona Lisa a anfitriã deste grande evento quase prejudicaram o aniversário.

Mas você logo percebe que isso não é verdade. Este é o grande show de Leonardo do nosso tempo, porque revela sua verdadeira identidade como cientista, inventor, engenheiro e observador da vida infinitamente curioso. É um sucesso de público com um cérebro que revela por que nunca nos cansaremos do gênio que sonhava com o nosso futuro, cinco séculos atrás.

A maior obra de Leonardo que a França possui não é a Mona Lisa. É um caderno de tamanho médio, conhecido como Manuscrit B, emprestado pelo Institut de France. É exibido aberto em uma dupla propagação. Na página esquerda, há um design para um helicóptero que funciona como um parafuso gigante perfurando o ar, desenhado com precisão em linhas firmes de tinta. Acima está um rápido esboço do que parece um disco voador, mas é um carro blindado que ele sugeriu que pode ser divertido.

As visões do moinho de vento de Leonardo ficam ainda mais ousadas na página oposta. Um homem está parado na cabine de madeira de uma máquina voadora enquanto usa sua própria força física para bater as asas para cima e para baixo. Enquanto o helicóptero e o tanque eram fantasias ousadas, esse esquema para um ornitóptero – uma máquina voadora que imita um pássaro – iria obcecá-lo por toda a vida, tornando-se cada vez mais plausível à medida que o aprimorava. É por isso que este manuscrito é mais importante que a Mona Lisa. Isso mostra Leonardo, logo depois que ele se mudou da Toscana, sua terra natal, para o poderoso estado militar-industrial de Milão, passando de pintor para polímata.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação