RANKING GLOBAL

Coca-Cola é a empresa que mais polui com plástico

Nestlé e PepsiCo ficaram em segundo e terceiro lugar (Foto: Break Free From Plastic)

A Coca-Cola foi considerada a pior empresa de poluição plástica, pelo segundo ano consecutivo, por uma organização ambiental de combate à poluição plástica. A marca global de bebidas ficou em primeiro lugar na lista das principais empresas poluidoras do mundo, publicada pela Break Free From Plastic.

Em setembro, a organização realizou 484 limpezas em praias em mais de 50 países. O grupo descobriu que 11.732 pedaços de plástico coletados durante as limpezas eram de produtos da Coca-Cola, uma quantidade maior do que os três principais poluidores globais juntos.

Em resposta ao relatório, a Coca-Cola disse que abordaria essa “questão global crítica”. A Nestlé e a PepsiCo ficaram em segundo e terceiro lugar atrás da Coca-Cola no relatório. As outras empresas incluídas na lista dos 10 principais poluidores foram Mondelēz International, Unilever, Mars, P&G, Colgate-Palmolive, Phillip Morris e Perfetti Van Melle.

Von Hernandez, coordenador global da Break Free From Plastic, disse: “Este relatório fornece mais evidências de que as empresas precisam urgentemente fazer mais para lidar com a crise de poluição plástica que elas criaram. Sua dependência contínua de embalagens plásticas de uso único se traduz em bombear mais plástico descartável para o meio ambiente. A reciclagem não vai resolver esse problema”.

Louise Edge, chefe da campanha de plásticos oceânicos do Greenpeace no Reino Unido, disse: “Mais uma vez, estamos vendo gigantes corporativos como Coca-Cola, Nestlé e Pepsi poluindo nossos rios e praias com plástico. Mas quando se trata de suas políticas sobre plásticos, fica claro que essas grandes marcas globais planejam falhar. Eles continuarão sendo os piores poluidores nos próximos anos, a menos que mudem radicalmente suas políticas. Essas empresas têm os recursos para criar embalagens reutilizáveis e recarregáveis inovadoras. Mas, em vez disso, eles se concentram na reciclagem ou troca de uma embalagem descartável por outra. Pedimos a esses poluidores de plástico que se concentrem na mudança para embalagens reutilizáveis e recarregáveis agora”.

Em resposta, um porta-voz da Coca-Cola disse ao Evening Standard : “Toda vez que nossas embalagens acabam em nossos oceanos – ou em qualquer lugar em que não pertençam – é inaceitável para nós. Em parceria com outras empresas, estamos trabalhando para resolver esse problema global crítico, tanto para ajudar a fechar a torneira em termos de resíduos de plástico que entram em nossos oceanos, quanto para ajudar a limpar a poluição existente”.

A marca apontou para várias outras iniciativas ambientais, como o programa World Without Waste, estabelecido em 2017. “Esse [programa] incluía uma meta de recuperar 100% das latas e garrafas que usamos, até 2030, para que nenhuma de nossas embalagens acabe como lixo e todas as nossas garrafas e latas sejam recicladas e usadas novamente”.Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação