EM VISITA A RIADE

Bolsonaro relata ‘certa afinidade’ com príncipe-herdeiro saudita

Vocês estão mais bonitas assim, sabiam?', disse Bolsonaro a jornalistas que usavam véu islâmico (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

O presidente Jair Bolsonaro segue sua viagem pela Arábia Saudita, último destino de seu tour pela Ásia e Oriente Médio para reforçar os laços comerciais com países parceiros. Em sua passagem pela Arábia Saudita, Bolsonaro já se reuniu com o príncipe-herdeiro Mohammed bin Salman, com quem disse ter “certa afinidade”.

Isso porque Bolsonaro e MBS, como o príncipe-herdeiro é conhecido, já se reuniram durante a cúpula do G20, em Osaka, no Japão. O chefe de Estado brasileiro se encontrou para jantar com MBS na noite da última segunda-feira, 28, e está dando continuidade às reuniões de negócio nesta terça-feira, 29.

Sobre o encontro da última segunda-feira, Bolsonaro classificou a reunião como “muito boa e descontraída”. No entanto, ao falar sobre a continuidade das conversas, que ocorre na tarde desta terça-feira (manhã no horário de Brasília), o presidente disse: “Todo mundo gostaria de passar uma tarde com um príncipe. Especialmente vocês mulheres, né?”.

A declaração de Bolsonaro sobre as reuniões com MBS rapidamente gerou repercussão. O comentarista da GloboNews Guga Chacra, mestre em relações internacionais, destacou a “afinidade” apontada por Bolsonaro: “Na verdade, o príncipe é o sanguinário ditador Bin Salman, que mandou esquartejar jornalista, impõe apartheid contra mulheres e gays, proíbe igrejas e sinagogas e apoia jihadistas”, escreveu no Twitter.

O assassinato do jornalista ao qual Chacra se referiu é de Jamal Khashoggi, ex-colaborador do Washington Post, que foi morto dentro do consulado saudita na Turquia em outubro do ano passado. O príncipe-herdeiro é apontado como um dos suspeitos de ter ordenado a morte do jornalista, que fazia diferentes críticas e revelações sobre o regime saudita.

Outras críticas chamaram a atenção para a fala de Bolsonaro sobre as mulheres. Usuários das redes sociais lembravam que a Arábia Saudita é constantemente criticada pela forma como as mulheres são tratadas. Ademais, outra afirmação do presidente brasileiro a respeito das jornalistas brasileiras chamou a atenção para essa diferença no tratamento.

“Que maravilha. Vocês estão mais bonitas assim, sabiam? […] Quando a beleza é muito grande, ofusca os olhos da gente. Assim vocês ficam mais bonitas”, afirmou Bolsonaro a jornalistas que usavam véus e túnicas, em respeito às leis islâmicas locais.

Avanços comerciais

Apesar das polêmicas afirmações de Bolsonaro, o encontro com Bin Salman é visto com otimismo por investidores. Isso porque, além das reunião com MBS, Bolsonaro também se encontrou com o presidente do Goldman Sachs, John Waldron.

“O importante é que eles querem investir maciçamente no Brasil. Eles têm falado isso. A questão da segurança alimentar também é importante. […] Eles têm falado que a confiança no novo governo os têm levado a querer investir no Brasil. Isso os encoraja a investir no Brasil. E o Brasil não vai deixar passar essa oportunidade”, afirmou Bolsonaro.

O presidente brasileiro também pretende encerrar a sua viagem na “Davos do Deserto”, em Riade, a conferência Future Investment Initiative. Bolsonaro vai participar do encontro na manhã da próxima quarta-feira, 30, como convidado de honra, na mesa com o tema “O retorno à prosperidade: como um novo ambiente de negócios pode colocar o Brasil de volta aos trilhos”.

Como sempre deixou claro, o principal motivo da viagem de Bolsonaro, que já dura mais de dez dias, é econômico. Na Arábia Saudita, ele busca estimular o interesse dos empresários para o próximo leilão do pré-sal brasileiro, previsto para ocorrer no mês de novembro. Ademais, Bolsonaro afirmou que vai tentar convencer os sauditas a voltarem a importar o frango brasileiro.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação