CORONAVÍRUS ÍNDIA

Índia supera 500 mil casos de Covid-19, após aumento de 100 mil em uma semana

EFE/EPA/STR

A Índia superou a marca de 500 mil casos confirmados de Covid-19, 100 mil a mais do que havia registrado até a semana passada, com uma curva de contágios ainda ascendente, enquanto totaliza 15.685 mortes causadas pela doença, informou o governo indiano neste sábado.

Com 1,3 bilhão de habitantes, o país asiático é o quarto com mais casos confirmados no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Brasil e Rússia. Nas últimas horas, a Índia chegou a 508.953 contagios, de acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde.

O número de infecções representa um aumento de mais de 100 mil em uma semana, levando em conta que até o sábado passado eram 395.048 casos.

A situação pode ser explicada em parte pelo aumento considerável no número de testes. Até o momento, quase 8 milhões já foram feitos, mais de 200 mil nas últimas 24 horas, revelou o Conselho Indiano de Pesquisa Médica.

A cidade mais afetada pela pandemia no país é Nova Délhi, que recentemente superou Mumbai e contabiliza 77.240 casos e 2,5 mil mortes, em meio a uma crise nos centros de saúde por falta de leitos para internar pacientes.

O chefe do governo local, Arvind Kejriwal, afirmou neste sábado, em redes sociais, que a capital bateu o recorde de testagens em um só dia na sexta-feira, 21.144, "multiplicando por quatro o número de testes". Segundo o governante, será seguida "uma estratégia muito agressiva de testes e isolamento".

Em pronunciamento, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se mostrou otimista sobre a situação do país apesar de "algumas pessoas terem previsto que o impacto do coronavírus na Índia seria muito severo".

"Devido ao confinamento, muitas iniciativas tomadas pelo governo e a luta do povo, a Índia se encontra em uma posição muito melhor do que muitas outras nações. A taxa de recuperação (dos doentes) na Índia está aumentando", ressaltou.

A Índia está em um processo de relaxamento das medidas de restrição. O país adotou um dos confinamentos mais rígidos do mundo no dia 25 de março, há mais de três meses.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORÇAS ARMADAS

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação