A Igreja católica e a América latina.

'América Latina é futuro e encruzilhada da Igreja Católica'

Para especialistas, renovação da Igreja na América Latina será prioridade

A visita do primeiro pontífice latino-americano à sua região natal, que se inicia nesta segunda-feira, promete ser uma ocasião perfeita para simbolismos. Ou pode, como acreditam vaticanistas ouvidos pela BBC Brasil, ir além e indicar as mudanças que o papa Francisco pretende implementar na Igreja Católica para dar a cara da instituição nas próximas décadas.

A América Latina é uma espécie de encruzilhada e, ao mesmo tempo, a promessa de um futuro para a Igreja, eles dizem. Em toda a região, o "monopólio" religioso do catolicismo está sendo corroído pelas religiões evangélicas principalmente pentecostais e o secularismo, a rejeição ou indiferença à religião.

Ao mesmo tempo, o entusiasmo dos fiéis latino-americanos por religiões mais missionárias e por uma religiosidade mais ativa em suas vidas indica o caminho por onde a maioria dos analistas acredita que o papa Francisco seguirá.

Papa deve defender que Igreja deixe a sacristia e vá para a rua, ao encontro dos mais pobres

"O que estamos vendo é um papa do sul do globo, com um foco importante nas regiões onde residem 70% dos fieis – América Latina, África e Ásia", disse à BBC Brasil Andrew Chesnut, professor de Estudos Católicos da Universidade Commonwealth da Virgínia, Estados Unidos.
"No futuro, a Igreja vai se parecer mais com o hemisfério sul e menos com o norte", acrescenta.BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação