Em nome da igreja de Cristo.

O declínio do catolicismo na América Latina


Desde que o Papa Francisco chegou ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, os 123 milhões de católicos do país estão em festa.

Contudo, a celebração seria maior, caso ocorresse anos atrás. O catolicismo, que já foi dominante na América Latina, está em declínio na região. Apesar de ter cerca de 40% da população católica do mundo, a América Latina está abandonando o catolicismo. Mas por que Roma está perdendo a influência sobre seus fiéis latino-americanos?


Longe de ser uma causa do aumento do ateísmo, essa tendência é uma consequência do aumento de outros credos cristãos na região. A influência de pastores evangélicos, que usam programas de televisão e milagres como marketing, cresce a cada ano no Brasil e em outros países da América Latina. Esses pastores têm sido ótimos “pescadores de fiéis” em regiões remotas do interior ou periferias, onde o estado falha e os milagres são aplaudidos.

A Igreja Católica tenta recuperar o prestígio na região. A visita do Papa Francisco é regida por um clima de aproximação entre a igreja e os fiéis. Não fique surpreso se Francisco decidir recorrer ao marketing dos padres carismáticos e mostrar suas habilidades no tango. The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação