Gente !...É apenas Francisco, UM CARA SANGUE BOM.

Prós e contras da visita do Papa ao Brasil

Papa chegará ao Brasil este mês para a Jornada Mundial da Juventude (Reprodução/Internet)

A América Latina é o lar de 40% de toda a população católica mundial. Logo, era de se esperar que o Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano da história, escolhesse o continente como destino para sua primeira viagem ao exterior como pontífice. Começando pelo Brasil, país com a maior população católica do mundo (cerca de 123 milhões).

Diferentemente de Bento XVI, que em sua visita ao país passou a maior parte do tempo reunido com bispos, Francisco terá uma agenda cheia. O Papa se encontrará com jovens, participará de um evento em Copacabana, visitará um hospital e também uma favela que antes era dominada pelo tráfico de drogas. É possível que o perfil humilde de Francisco desperte a empatia dos brasileiros, que estão realizando marchas de protesto contra a corrupção e por melhorias no serviço público.

Porém, assim como em todas as partes do mundo, a Igreja Católica do Brasil vem perdendo fiéis para a evangélica. O perfil transformador de Francisco pode agradar aqueles que esperam uma renovação da Igreja Católica, como Frei Betto, frade dominicano adepto da teologia da libertação. Mas, apesar da sua ênfase em justiça social ter laços com a teologia libertação, é pouco provável que o Papa Francisco aborde questões como o casamento gay e o aborto durante sua viagem ao Brasil.

As autoridades brasileiras estão preocupadas com a visita do Papa e temem que a atenção dada pela mídia ao evento sirva de oportunidade para mais protestos. Embora os políticos se deleitem com a atenção recebida pelo país durante os eventos, muitos contribuintes prefeririam que seu dinheiro fosse investido em questões mais urgentes, como saúde e educação.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação