Revirando o passado...Criminosos Nazistas.

Campanha lançada na Alemanha pede pistas para localizar criminosos nazistas

Efraim Zuroff, principal caçador de nazistas do Simon Wiesenthal, é visto perante cartaz de campanha que pede auxílio para rastrear criminosos de guerra na Alemanha - AP

Cerca de 2 mil pôsteres retratando o portão de entrada do campo de concentração de Auschwitz foram espalhados nas cidades de Berlim, Hamburgo e Colônia pedindo ao público que apresente informações que possam levar à prisão de nazistas cerca de sete décadas depois do fim do Terceiro Reich de Adolf Hitler.

"Infelizmente, poucos que cometeram os crimes tiveram de pagar por eles", disse em Berlim Efraim Zuroff, o principal caçador nazista do centro judaico com base nos EUA. "A passagem do tempo de nenhuma forma diminui os crimes."

O Centro Wiesenthal pede que pistas sejam passadas em uma linha de telefone na Alemanha com o maior detalhamento possível.

Sob a foto em preto e branco exposta no pôster do campo de concentração, estão impressas em alemão as seguintes palavras em vermelho: "Tarde, mas não tarde demais. Milhões de inocentes foram assassinados por criminosos de guerra nazistas. Alguns dos perpetradores estão livres e vivos! Ajude-nos a levá-los à Justiça."

Uma recompensa de 5 mil euros será paga pela informação em consequência do indiciamento de um suspeito, outros 5 mil euros pela condenação e adicionais cem euros por dia de prisão - até 150 dias -, em um total máximo de 25 mil euros, disse Zuroff.

Zuroff, que é diretor da sucursal de Israel do Centro Weisenthal, estimou haver cerca de 60 pessoas vivas na Alemanha que poderiam enfrentar um julgamento pelo crimes que supostamente cometeram. Elas são suspeitas de terem atuado como guardas em campos de concentração nazistas ou serem membros de esquadrões da morte responsáveis por assassinatos em massa, particularmente no início da guerra, antes de os campos de concentração serem estabelecidos.AP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação