DATAFOLHA PESQUISA

Sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais

Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, fala sobre a provável privatização da Eletrobras (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Um levantamento feito pelo instituto Datafolha revelou que sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais.Além disso, a maioria da população (67%) também acredita que a venda de companhias brasileiras para grupos de fora traz mais prejuízos do que benefícios.

A privatização de estatais é aceita pela maioria (55%) apenas entre os brasileiros com renda mensal superior a dez salários mínimos. À medida que diminui a renda familiar mensal também diminui a aceitação.

A rejeição à privatização é maior principalmente entre os moradores das regiões Norte e Nordeste, com taxas de 78% e 76%, respectivamente.

Analistas acreditam que a resistência da população é o principal obstáculo para as desestatizações que o governo pretende concluir até o final do próximo ano, incluindo a da Eletrobas.

O levantamento revelou também que uma possível privatização da Petrobras — tema já levantado no meio político — é rechaçada por 70% da população. Já uma possível participação de capital estrangeiro na estatal é rechaçada por 78%.

A pesquisa Datafolha contou com a participação de 2.765 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação