HISTÓRIA SÃO NICOLAU PAPAI NOEL

A polêmica do túmulo de São Nicolau

Igreja de São Nicolau na Turquia (Foto: Agência Anadolu/Getty Images)

A cidade natal do Papai Noel não é o Polo Norte, mas Antalya, na Turquia. Foi ali que viveu São Nicolau, que os cristãos acreditam ter sido uma pessoa que distribuía presentes.

No século VI, uma igreja foi construída na cidade em sua homenagem. Mas não foi sua arquitetura que despertou o recente interesse na vida do santo que deu origem ao Papai Noel, mas o que tem embaixo dela. Uma câmara foi descoberta embaixo da igreja e agora há um debate entre os arqueólogos de onde estão os restos mortais de São Nicolau.

Teólogos acreditam que o corpo foi contrabandeado para Itália no século XI. Mas as autoridades turcas negam essa hipótese. Os arqueólogos turcos acreditam que os restos mortais contrabandeados para Bari e Veneza, na Itália, eram de um padre desconhecido, enquanto que o real corpo de São Nicolau está na câmara embaixo da igreja.

Como Antalya é um destino turístico, e muitos dos visitantes vão a igreja de São Nicolau, surgiu a dúvida se havia um interesse turco em dizer que os restos mortais do santo está no local.

A hipótese de que os restos mortais foram para a Itália foi apoiada por pesquisadores da Universidade de Oxford, já que um um teste de datação por carbono-14 constatou que um fragmento ósseo, atribuído ao santo, corresponde à época de sua morte, no século IV.

O mistério não vai ser resolvido tão cedo, já que as autoridades turcas não querem danificar os mosaicos do chão da igreja. Se a permissão for concedida para escavar a câmara, isso só vai ocorrer no jardim do lado de fora da igreja, e pode demorar anos.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação