Crises valorizam liderança feminina



Pesquisa mostrou que mulheres são preferidas para tocar empresas em tempos de dificuldades

Um estudo publicado recentemente em uma revista britânica de psicologia social mostrou que os estereótipos de gênero podem ser determinantes para que as empresas escolham seus executivos em tempos de normalidade da economia ou em tempos de crise.
Quanto às mulheres, das quais se entende que são justas, hábeis comunicadoras e trabalham bem em grupo — em contraponto aos homens, que seriam competitivos, independentes e lutam pelo poder –, a pesquisa mostrou que elas são as preferidas dos conselhos de administração e das famílias que controlam empresas para tocar as companhias em tempos de dificuldades.

‘Precipício de vidro’

O estudo usou como princípio o conceito de “precipício de vidro”, segundo o qual as mulheres, que via de regra figuram em menor número no quadro de executivos das empresas, ganham maior relevância quando a organização atravessa períodos de meses seguidos de crise.
Agora, os pesquisadores pediram a 122 pessoas de ambos os sexos que escolhessem entre um homem e uma mulher para chefiar uma empresa hipotética em tempos de prosperidade e em tempos de crise. A maioria preferiu um homem como chefe quando a empresa ia bem, e uma mulher quando a empresa ia mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação