Dengue tipo 4 volta a infectar após 28 anos



Mais uma vez o Brasil corre o risco de ser assolado por uma epidemia de dengue. Um tipo do vírus, que não era registrado no país desde 1983, conhecido como dengue do tipo 4, foi detectado na região Norte. Só em Roraima, já foram 12 casos confirmados. Na semana passada, foi a vez do Estado do Amazonas registrar mais um caso.

A dengue do tipo 4, também chamada de DEN-4, é uma variante do vírus da dengue e apresenta mais riscos para as pessoas que já foram contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3. Complicações podem levar os infectados ao desenvolvimento da fase mais grave, que é a dengue hemorrágica.

O registro de uma variante que há 28 anos não era vista no país relembra o ocorrido em 2002. O risco de uma epidemia ainda mais forte é alto já que o número de indivíduos sem nenhum tipo de imunização ao vírus tipo 4 é bem maior.

Isto porque aquelas pessoas que já tiveram contato com outros tipos de dengue podem ter reações muito mais violentas, segundo o professor da Faculdade de Medicina da USP, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo. “Quando você tem dengue, seu sistema imunológico vai ter uma memória daquele tipo de dengue. Quando você entra em contato com o tipo-4, ou com qualquer outro tipo de vírus diferente daquele que você teve anteriormente, a resposta imunológica pode ser tão virulenta que você tem a forma grave da doença."

Assim, o número de vítimas potenciais na região Sudeste eleva-se consideravelmente com um surto de DEN-4. A variante é típica do Norte do país, mas nunca foi vista na região Sudeste. Seu reaparecimento se deve apenas a questões sazonais e, com as fortes chuvas que atingem Estados com áreas densamente populosas como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, a preocupação é ainda maior.

“Como o tipo 4 não circula na região Sudeste, ninguém teve contato com ele, mas várias pessoas tiveram contato com os demais tipos. Então, estas pessoas podem desenvolver a forma grave”. (eBAND))

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação