Papa adverte sobre risco de alienação na internet



O papa Bento 16 deu a sua bênção às redes sociais na segunda-feira, elogiando o potencial que elas têm, mas advertiu que a amizade online não substitui o contato humano real.
O pontífice de 83 anos, que não tem uma conta própria no Facebook, expressou sua opinião numa mensagem cujo título caberia muito bem no Tweeter. "Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital".
Ele afirmou que as possibilidades das novas redes sociais oferecem "uma grande oportunidade", mas alertou sobre os riscos de despersonalização, alienação, comodismo e sobre o perigo de ter mais amigos virtuais do que reais.
"É sempre importante lembrar que o contato virtual não pode e não deve tomar o lugar do contato humano direto com as pessoas em todos os níveis de nossas vidas", disse Bento 16 na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, da Igreja Católica.
Ele pediu que os usuários das redes sociais se perguntem: "Quem é o meu 'vizinho' nesse novo mundo?" e evitem o risco de estarem sempre disponíveis online, mas "menos presentes para aqueles que encontramos na nossa vida cotidiana".
Os horizontes vastos das novas mídias "exigem urgentemente uma reflexão sobre o significado da comunicação da era digital", disse ele.
Agencia estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação